Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Jacaranda rugosa A.H.Gentry EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-09-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Jacaranda rugosa é uma arvoreta de até 4 m de altura, terrícola ou saxícola, perene, heliófita, auto-incompatível, hermafrodita e iterópara, com síndrome de polinização melitófila e dispersão anemocórica. Endêmica do Brasil, ocorre nos Estados de Pernambuco e Bahia. É restrita ao bioma Caatinga, onde se desenvolve em solos arenosos e pedregosos. Tem dois picos de floração, porém, com baixa produção de flores em cada pico. Apresenta AOO de 32 km², e está sujeita a três situações de ameaça: agricultura com a consequente degradação do solo, pecuária bovina e exploração madeireira. Cerca de 92% dos gineceus de suas flores são danificados por Trigona spinipes (abelha), o que explica sua baixa produtividade de frutos (cerca de 1,5%). Encontra-se pouco representada em coleções científicas, porém há coletas recentes. Está protegida pelo Parque Nacional Serra do Catibau. São necessários investimentos em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de verificar a existência de subpopulações, considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Jacaranda rugosa A.H.Gentry;

Família: Bignoniaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrição em Gentry (1992). Diferencia-se de J. jasminoides pelos folíolos bulados e coriáceos e venação reticulada impressa na face adaxial (Gentry, 1992).

Dados populacionais

Rodal et al. (1998) encontraram um indivíduo em uma área de Caatinga em Buíque, PE.

Distribuição

Espécie endêmica de Pernambuco (Lohmann, 2012).

Ecologia

Arbusto ou arvoreta de até 4 m de altura encontrada em solos arenosos (Gentry, 1982) e pedregosos (Milet-Pinheiro; Schlindwein, 2009) da Caatinga (Lohmann, 2012). Possui dois picos de floração, março-abril e outubro-dezembro, com poucas flores em cada pico (Milet-Pinheiro; Schlindwein, 2009). É polinizada abelhas, principalmente Euglossine, com néctar sendo produzido de forma contínua ao longo do dia. Produz frutos apenas a partir de polinização cruzada e cerca de 99% de suas flores são pilhadas. Operárias da abelha Trigona spinipes danificam cerca de 92% dos gineceus , o que explica a baixa produção de frutos da espécie (cerca de 1,5%; Milet-Pinheiro; Schlindwein, 2009).

Ameaças

9.2 Poor recruitment/reproduction/regeneration
Detalhes Operárias da abelha Trigona spinipes danificam cerca de 92% dos gineceus , o que explica a baixa produção de frutos da espécie (cerca de 1,5%; Milet-Pinheiro; Schlindwein, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Criticamente em perigo" (CR) pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 1.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Encontrada no Parque Nacional Serra do Catibau, PE (CNCFlora, 2012).

Referências

- LOHMANN, L.G. Bignoniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB114186>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- GENTRY, A.H. Bignoniaceae: Part II (Tribe Tecomeae). Flora Neotropica, v. 25, n. 2, p. 1-370, 1992.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- MILET-PINHEIRO, P.; SCHLINDWEIN, C. Pollination in Jacaranda rugosa (Bignoniaceae): euglossine pollinators, nectar robbers and low fruit set. Plant Biology, v. 11, p. 131-141, 2009.

- RODAL, M. J. N.; ANDRADE, K. V. A.; SALES, M. F.; GOMES, A. P. S. Fitossociologia do Componente Lenhoso de um Refúgio Vegetacional no Município de Buíque, Pernambuco. Revista Brasileira de Biologia, v. 58, n. 3, p. 517-526, 1998.

Como citar

CNCFlora. Jacaranda rugosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Jacaranda rugosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/09/2012 - 23:53:12